Banner Topo

Categoria: Uncategorized

  • Lula diz que ouvirá demandas de empresários sobre fim da escala 6×1

    Lula diz que ouvirá demandas de empresários sobre fim da escala 6×1

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a redução da jornada de trabalho será feita de forma colaborativa, com o governo federal atento às demandas específicas de cada setor econômico, de forma a beneficiar a sociedade como um todo.

    A declaração foi feita após Lula ter recebido, em São Paulo, uma pauta de reivindicações da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nesta terça-feira (19), durante a abertura do Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic).

    “Não se escondam de fazer qualquer proposta para nós. A construção civil é imprescindível para o futuro deste país. Em qualquer momento histórico, ela é quem gera emprego com mais facilidade. É ela quem pode fazer as coisas acontecerem”, disse o presidente.

    Especificidades de cada categoria
    Na sequência, Lula disse que o governo estará atento às reivindicações relacionadas à redução da escala 6 por 1, que possibilitará, aos trabalhadores brasileiros, ter dois dias de descanso semanal.

    “A jornada de trabalho vai ser aplicada levando em conta a especificidade de cada categoria. Ninguém vai impor isso na marra. É preciso respeitar a realidade de cada categoria, de cada profissão, de cada setor econômico, para fazer as coisas resultarem no benefício que nós queremos para a sociedade brasileira”, disse ele, na tentativa de transmitir segurança aos empresários do setor.

    “Não fiquem assustados com o fim da escala 6 por 1. Isso é algo necessário, porque hoje o povo quer mais tempo para ficar em casa; quer mais tempo para o lazer; quer mais tempo para estudar e para namorar. Isso normal porque a sociedade tem avançado muito, com os avanços tecnológicos”, acrescentou.

    Dirigindo-se aos empresários da construção civil, Lula disse que precisa deles para gerar empregos, bem como para construir casas e tocar obras de infraestrutura. “E vocês precisam de mim para fazer financiamento. É uma via de duas mão. Eu dou e recebo, e vocês dão e recebem, porque, se não for assim, não funciona”.

    Fonte – Agência Brasil

  • Orleans Brandão participa de reunião com pré-candidatos do Podemos e fortalece diálogo com a legenda no estado

    Orleans Brandão participa de reunião com pré-candidatos do Podemos e fortalece diálogo com a legenda no estado

    O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, participou de uma reunião, nesta segunda-feira (18), com pré-candidatos do Podemos, para alinhar estratégias e fortalecer a construção de alianças políticas em torno de sua pré-candidatura. Realizado na sede do partido, em São Luís, o encontro contou com a presença do presidente estadual da legenda, Fábio Macedo.

    Participaram ainda da reunião Ricardo Murad, Sônia Campos, Rosângela Sousa, Márcio Coelho, Tharciane Garcês, Olívia Oliveira, Helton Mesquita, Leonilde Santos, Jehanylce de Sousa, Melquizedec Oliveira, Raimundo Júnior, Guilherme Oliveira, Vanice Alves, Walber Rodrigues, Igor Paiva.

    Na ocasião, Orleans Brandão destacou a importância da união de forças e da construção de alianças pautadas no diálogo e no compromisso com o desenvolvimento do Maranhão.

    “Recebo com muita alegria e responsabilidade o apoio e a parceria do Podemos. É por meio do diálogo e da construção conjunta que vamos seguir fortalecendo esse projeto para o Maranhão. Nosso compromisso é caminhar ao lado das lideranças, somando experiências e trabalhando em parceria em prol do nosso estado.”, disse Orleans.

    O presidente estadual do Podemos, Fábio Macedo, ressaltou a importância do encontro que reforçou o alinhamento do partido com o projeto político liderado por Orleans Brandão.

    “Foi um encontro muito importante, em que reunimos todos os pré-candidatos da nossa chapa com o pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão. Nossa chapa está preparada para a disputa, com nomes experientes, que já participaram de eleições em diferentes esferas e que chegam fortalecidos para este novo momento”, afirmou Macedo.

  • A 11 dias do fim do prazo, 40% não enviaram declaração do IRPF

    A 11 dias do fim do prazo, 40% não enviaram declaração do IRPF

    A 11 dias do fim do prazo, 40,3% dos contribuintes ainda não acertaram as contas com o Leão. Até às 18h59 desta segunda-feira (18), a Receita Federal recebeu 26.262.79 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2026 (ano-base 2025).

    O número equivale a 59,7% do total de declarações previstas para este ano. Em 2026, o Fisco espera receber 44 milhões de declarações. Tradicionalmente, o ritmo de entrega aumenta nas últimas semanas do prazo.

    Segundo a Receita Federal, 64,8% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, 19,8% terão que pagar Imposto de Renda e 15,4% não têm imposto a pagar nem a receber.

    Clique aqui e entenda as novidades da declaração do Imposto de Renda 2026

    A maioria dos documentos foi preenchida a partir do programa de computador (76,2%), mas 16,2% dos contribuintes recorrem ao preenchimento on-line, que deixa o rascunho da declaração salvo nos computadores do Fisco (nuvem da Receita), e 7,6% declaram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para smartphones e tablets.

    Um total de 59,5% dos contribuintes que entregaram o documento à Receita Federal usaram a declaração pré-preenchida, por meio da qual o declarante baixa uma versão preliminar do documento, bastando confirmar as informações ou retificar os dados. A opção de desconto simplificado representa 55,4% dos envios.

    O prazo para entregar a declaração começou em 23 de março e termina às 23h59min59s de 29 de maio. O programa gerador da declaração está disponível desde 19 de março.

    Quem não enviar a declaração no prazo pagará multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

    As pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 35.584, assim como aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 177.920, são obrigadas a declarar.

    As pessoas que receberam até dois salários mínimos mensais em 2025 estão dispensadas de fazer a declaração, salvo se se enquadrarem em outro critério de obrigatoriedade.

    Clique aqui e confira a série Tira-Dúvidas do IR2026, da Radioagência Nacional

    Malha fina
    A Receita também divulgou as estatísticas da malha fina. Segundo o Fisco, do total de declarações enviadas até o fim da manhã desta segunda, 1.410.027 foram retidas em malha fiscal, o que corresponde a 5,6% do total apresentado.

    O percentual, informou a Receita, reforça a tendência de redução contínua nas retenções, conforme demonstrado na evolução ao longo das últimas semanas. Na primeira semana de entrega, esse percentual estava em 10,78%. Na semana passada, tinha caído para 5,93%.

    Conforme o Fisco, os dados confirmam que, com o avanço do processamento das informações e a regularização de inconsistências por contribuintes e fontes pagadoras, o volume proporcional de retenções vem diminuindo gradualmente.

    Fonte – EBC

  • Marcha: CNM oferece atendimento técnico na Vila Municipalista

    Marcha: CNM oferece atendimento técnico na Vila Municipalista

    O maior evento municipalista da América Latina, a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, reúne mais de 15 mil inscritos durante os quatro dias de programação nesta semana. Os participantes chegam de todos os Estados brasileiros, com sede de conhecimento e anseio para somar esforços à pauta municipalista. Por isso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) oferece atendimento técnico em diversas áreas, como defesa civil, meio ambiente e assistência social.

    Na Vila Municipalista, os gestores municipais têm acesso a conhecimentos técnicos e customizados. Desde a manhã desta segunda-feira, 18 de maio, os especialistas da CNM estão disponíveis para orientar acerca das obrigações municipais, prazos, fontes de recursos disponíveis, entre outras informações e alertas. O Passaporte Municipalista, recebido por todos que chegam para atendimento nas áreas técnicas, garante um brinde especial da Marcha após a conclusão. Para obtê-lo, é preciso passar por toda a Vila e fechar o passaporte com os carimbos das áreas.

    A secretária-executiva de Consórcios de Sorriso (MT), Rosa Frandoloso, segue em missão para adquirir conhecimento de qualidade e completar o seu passaporte municipalista. No estande do Consórcio Nacional para Gestão Climática e Prevenção de Desastres, o Conclima, a secretária destacou que a iniciativa é importante para levar aos Municípios menores a oportunidade de se preparar para um desafio que é urgente. “No meu Município, nós enfrentamos dois climas muito desafiadores: a seca, com muitas queimadas, e a cheia, com enchentes. Por isso, precisamos estar preparados para lidar com essa demanda”, disse.

    Para o vice-prefeito de Ibirajuba (PE), Marcos Gomes, a Marcha é um evento para adquirir conhecimento em diversas áreas e esclarecer dúvidas acerca de assuntos importantes relacionados à gestão municipal, como educação e saúde. Para ele, a Marcha traz destaque para os Municípios pequenos. “Meu Município tem 7.000 habitantes e temos a esperança de levar conhecimento especializado de cá para lá”, declarou.

    Meio ambiente é uma pauta que precisa fazer parte da gestão municipal. Arborização urbana, bem-estar animal e financiamento são as principais dúvidas dos gestores nesta área. A analista técnica de Meio Ambiente da CNM, Raquel Martins, afirmou que a Marcha é uma oportunidade para aproximar as realidades dos Municípios brasileiros com a CNM, entendendo as demandas e as particularidades de cada um. “Às vezes, do lado de cá podemos pensar que uma pauta é importante, mas, com esse contato, entendemos que outra pauta é mais importante. Como técnicos, isso nos motiva a ir atrás de mais conhecimento para nos capacitar e levar informações de qualidade a todos que chegam aqui e também na sede da CNM”, destacou.

    Já o prefeito de Reserva do Cabaçal (MT), Jonas Campos, participa pela segunda vez da Marcha e espera trazer mais inovações para o Município. “Meu Município tem o único rio do Estado que não tem esgoto nem usina; a nascente é dentro da Reserva do Cabaçal. Então eu tenho uma responsabilidade grande em trazer a preservação ambiental para lá. Estou criando a Secretaria de Meio Ambiente e, com esse atendimento, consegui informações que serão muito úteis para nós”, disse.

    O atendimento técnico está disponível na Vila Municipalista durante os quatro dias de programação, no piso térreo. Para conquistar o brinde, é necessário ter os carimbos de todas as áreas disponíveis.

    Confira a galeria de fotos da XXVII Marcha 2026


    Fonte – CNM de Notícias

  • Orleans Brandão fortalece alianças políticas na Baixada Maranhense durante agenda em Pinheiro

    Orleans Brandão fortalece alianças políticas na Baixada Maranhense durante agenda em Pinheiro

    Antes do grande ato “Por Todo o Maranhão”, no município de Pinheiro, em mais um movimento de fortalecimento de sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão participou de uma série de encontros com importantes lideranças políticas da Baixada Maranhense, ampliando apoios e reforçando o diálogo em torno de propostas para o desenvolvimento da região.

    Orleans foi recebido pelos ex-prefeitos de Pinhero, Luciano Genésio e Filuca Mendes; o deputado João Batista Segundo, o ex-deputado estadual Leonardo Sá, e o professor Fernando Mitoso, todos influentes figuras políticas da história recente do município, com relevantes serviços prestados à população pinheirense.

    Ao agradecer a receptividade e o apoio das lideranças políticas de Pinheiro e de toda a Baixada Maranhense, Orleans Brandão reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento da região, assegurando que seguirá trabalhando para construir soluções concretas para todos os municípios da Baixada.

    “Quero agradecer a acolhida e a confiança de todas as lideranças e de cada cidadão que está conosco nessa caminhada. Ouvir de perto as demandas da população e receber o apoio de nomes tão importantes da história política da Baixada Maranhense fortalece ainda mais nossa disposição de seguir trabalhando. Tenho um compromisso verdadeiro com Pinheiro e com todos os municípios desta região tão importante para o nosso estado, de construirmos juntos caminhos que garantam mais oportunidades, investimentos e qualidade de vida para o nosso povo”, enfatizou Orleans.

    A programação teve início com um café da manhã com Fernando Mitoso e amigos, oportunidade em que Orleans ouviu demandas da população local e debateu pautas relacionadas ao desenvolvimento da Baixada Maranhense.

    Dando sequência à agenda, ele reuniu-se com o ex-prefeito Luciano Genésio, encontro no qual participaram também apoiadores e importantes lideranças políticas, em mais um momento de articulação e fortalecimento de sua pré-candidatura.

    Na ocasião, Luciano Genésio destacou a capacidade de diálogo e a sensibilidade política de Orleans Brandão, ressaltando sua conexão direta com as demandas da população e manifestando confiança em seu projeto para o futuro do Maranhão.

    “A política se faz com líderes que sabem ouvir, que estão conectados com quem está lá na ponta, entendendo de perto as necessidades do povo, exatamente como Orleans tem demonstrado ser. Por isso, acreditamos no seu projeto político e temos a certeza de que ele dará uma grande contribuição à nossa Baixada Maranhense e ao Maranhão”, disse Luciano Genésio.

    Durante a tarde, Orleans Brandão também se reuniu com o ex-deputado estadual Leonardo Sá, consolidando apoios estratégicos e teforçando o engajamento à sua pré-candidatura. Liderança regional muito ligada às demandas populares de Pinheiro, especialmente na saúde, Leonardo reteirou apoio à pré-candidatura de Orleans.

    A agenda no município incluiu ainda um encontro com o deputado Batista Segundo e o ex-prefeito de Pinheiro Filuca Mendes, três vezes gestor da cidade, para ampliar o diálogo e reforçar a união em torno de seu projeto político.

  • Aplicativo do Bolsa Família tem novas funcionalidades a partir de hoje

    Aplicativo do Bolsa Família tem novas funcionalidades a partir de hoje

    A partir desta segunda-feira (18), o aplicativo do Bolsa Família contará com novas funcionalidades e serviços que tornarão a utilização mais intuitiva e simples. Com a atualização da ferramenta o usuário terá mais informações, acessibilidade em uma plataforma modernizada.

    A versão atualizada estará disponível para download em dispositivos Android, por meio da loja Google Play para as mais de 19 milhões de famílias beneficiárias.

    Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que desenvolveu as melhorias do aplicativo em parceria com a Caixa Econômica Federal, a reformulação foi feita com foco na experiência do usuário e na inclusão digital. A modernização promoverá mais acessibilidade, transparência e autonomia aos beneficiários.

    “As novas funções do aplicativo do Bolsa Família vão na linha do que faz o governo, ao facilitar o serviço para o usuário. No dia a dia, as famílias poderão acessar informações importantes e saber, por exemplo, o motivo do bloqueio do benefício. Elas também poderão identificar medidas que precisam ser adotadas para regularizar a situação”, disse o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

    A nova versão do aplicativo permitirá que o responsável familiar consulte informações detalhadas sobre a situação do benefício, a composição dos pagamentos e eventuais ocorrências relacionadas ao cadastro, identificando possíveis pendências que precisam ser regularizadas para garantir a continuidade do recebimento. O resultado deve ser a agilidade no atendimento nos centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em outros serviços públicos.

    Entre os aprimoramentos de acessibilidade estão a compatibilidade com leitores de tela, como o TalkBack, além da otimização de funcionalidades como o extrato de pagamento, as mensagens do programa e o calendário de repasses. O cidadão também poderá conhecer outros programas do governo, com acesso direcionado às páginas de cada iniciativa.

    As principais funções do aplicativo são a consulta dos tipos de benefício; verificação de situações e pendências que possam interromper o pagamento; acompanhamento das parcelas mensais do benefício; consulta de datas de pagamento; acesso às informações atualizadas do programa; conhecer outros programas do governo; navegação em interface mais simples e intuitiva; obtenção de informações sobre o programa; e um canal direto com a Caixa Econômica Federal.

    A apresentação das atualizações do funcionamento das ferramentas disponíveis no aplicativo será feita no próximo dia 27, em Brasília. No mesmo dia será lançado um site exclusivo do Bolsa Família. O portal terá conteúdos como calendário de pagamentos, acesso ao benefício, regras do programa, canais de atendimento, perguntas frequentes e orientações às famílias atendidas.

    Fonte – EBC

  • ‘Diário da Manhã’ detalha o pré-lançamento da Semana de Ação Mundial no Maranhão

    ‘Diário da Manhã’ detalha o pré-lançamento da Semana de Ação Mundial no Maranhão

    A professora Soraia Raquel, coordenadora do Comitê Estadual da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, participou, nesta quinta-feira (14), do programa ‘Diário da Manhã’ da Rádio Assembleia (96,9 FM). Ela discorreu sobre o pré-lançamento da Semana de Ação Mundial no Maranhão, considerada uma das maiores mobilizações sociais em prol da educação no mundo.

    A coordenadora do Comitê Maranhão da Campanha Nacional pelo Direito à Educação disse ao radialista Henrique Pereira que o pré-lançamento da Semana de Ação Mundial (SAM) 2026 acontece das 14h às 18h, no auditório da Fundação EGMA, na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís.

    O seminário foca no financiamento educacional, Custo-Aluno-Qualidade (CAQ) e construção de planos decenais, marcando o início da mobilização para a SAM. A professora Soraia Raquel explicou que o evento deverá reunir representantes de instituições, educadores, estudantes e organizações da sociedade civil, promovendo debates e ações que antecipam a mobilização nacional.

    Durante a entrevista, Soraia Raquel, que também é integrante do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, acrescentou que a participação do Comitê Maranhão nesse processo reafirma seu papel ativo na incidência política e na promoção de espaços de diálogo sobre educação no Estado. A expectativa é de que este pré-lançamento fortaleça a visibilidade da SAM e contribua para uma ampla adesão às atividades que serão realizadas em todo o país.

    “O objetivo da SAM é discutir uma política educacional que seja inclusiva, que seja de qualidade para todas as pessoas, porque todas as pessoas têm esse direito e precisamos garantir esse direito. Quando a gente está discutindo a implementação de um Plano Nacional de Educação para um país, a gente precisa se mobilizar”, destacou Soraia Raquel.

    Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

    Fonte: Agência Assembleia

  • Maranhão recebe quase R$ 50 milhões em investimentos federais para fortalecimento da rede pública de saúde

    Maranhão recebe quase R$ 50 milhões em investimentos federais para fortalecimento da rede pública de saúde

    O Maranhão recebeu, nesta quinta-feira (14), 84 veículos no âmbito do Programa Agora Tem Especialistas – Caminhos da Saúde e do Novo PAC Saúde do Governo Federal. O investimento de R$ 49,3 milhões vai fortalecer e garantir acesso aos atendimentos na rede pública de saúde no estado. Os veículos incluem vans, micro-ônibus, além de ambulâncias do Samu e Unidades Odontológicas Móveis.

    A solenidade de entrega ocorreu no estacionamento do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no bairro Cohafuma, e contou com a presença do governador Carlos Brandão; da secretária de Estado da Saúde, Liliane Neves Carvalho; do secretário-adjunto de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ilano Almeida Barreto e Silva, além de prefeitos e outras autoridades.

    Os equipamentos e estruturas de apoio à saúde contemplados nessa iniciativa vão aumentar a capacidade de atendimento dos municípios maranhenses, ampliando o acesso da população aos serviços de urgência, atenção primária, atenção especializada, e saúde bucal.

    Para o governador Carlos Brandão, a união de esforços das esferas federal, estadual e municipal é essencial para os avanços das políticas públicas, em especial na área da saúde. Ele destacou que os veículos reforçarão a capacidade de atendimento em diversos municípios maranhenses e alguns serão direcionados para a administração estadual para serviços de radioterapia e de terapia renal substitutiva (TRS) ampliando o acesso da população às ações do Sistema Único de Saúde (SUS).

    “O nosso governo tem feito muitas parcerias com o Ministério da Saúde. Quando eu vejo as ambulâncias, os odontomóveis, as vans, os micro-ônibus, eu lembro dos deputados federais e dos senadores que, junto com o Ministério da Saúde, possuem uma luta incessante para que isso aconteça. Quando o presidente Lula lançou o Programa Agora Tem Especialistas, eu vi mais um salto, assim como foi o Mais Médicos. Essa parceria é muito forte e eu só tenho a agradecer o apoio que o presidente Lula tem dado”, frisou Brandão.

    O governador lembrou que a gestão estadual e o Governo Federal possuem várias parcerias na área da saúde, o que possibilita avançar cada vez mais no atendimento à população. Como exemplo, ele citou o Acelerador Linear/Bunker entregue para o Centro de Radioterapia do Hospital de Oncologia do Maranhão, ordem de serviço para a construção de Policlínicas em Balsas e Chapadinha, entre várias outras ações. Brandão também antecipou que em breve será celebrada parceria com o ente federal para a construção de uma maternidade no município de Balsas.

    Segundo o Ministério da Saúde, para o transporte de pacientes em radioterapia, a divisão dos veículos leva em conta a oferta de serviços de aceleradores lineares e a necessidade de deslocamento. No caso da hemodiálise, os critérios consideram a distância até os serviços de terapia renal substitutiva.

  • Encceja 2026: prazo de inscrição termina sexta-feira (15)

    Encceja 2026: prazo de inscrição termina sexta-feira (15)

    O prazo para que os interessados se inscrevam no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2026 termina nesta sexta-feira (15).

    O objetivo da avaliação é oferecer, a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade certa, a oportunidade de obter a certificação do ensino fundamental ou ensino médio.

    A participação no exame nacional é voluntária e gratuita. Na data da prova, é necessário ter ao menos 15 anos, para o ensino fundamental, e 18 anos, para o ensino médio.

    Inscrição
    A inscrição deve ser realizada exclusivamente pelo Sistema Encceja.

    Ao acessar a plataforma do exame, o candidato deve seguir os seguintes passos:

    1. clique no botão “Inscrição 2026”;
    2. preencha os campos com seus dados pessoais, como o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento;
    3. depois, clique no desafio de autenticação e assinale a figura correspondente à palavra proposta;
    4. Na página seguinte, preencha os dados obrigatórios como Cor ou Raça, Estado civil, Nacionalidade, endereço completo;
    5. Na próxima página, o internauta pode sinalizar se precisa de algum tipo de atendimento especializado para fazer a prova. Se positivo, o candidato deve marcar a condição que motiva a solicitação de atendimento especializado (como cegueira, deficiência física, auditiva, intelectual, Transtorno do Espectro Autista, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar ou outra condição específica);

    5 – Na mesma página, a pessoa deve indicar o recurso de acessibilidade necessário para a realização da prova, de acordo com sua necessidade e anexar o laudo de comprovação da condição especial indicada;

    6 – Ao clicar em “próximo”, deve ser confirmado que as informações declaradas são verdadeiras, sob pena de responder por crime contra a fé pública;

    1. A pessoa deve verificar se as informações preenchidas estão corretas e continuar a inscrição;
    2. Se desejar, o candidato pode marcar a opção de tratamento pelo nome social. O direito é reservado a participantes travestis, transexuais ou transgêneros que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente conforme sua identidade de gênero;
    3. A próxima etapa é preencher o nível de ensino para o qual busca obter certificação (fundamental ou médio) e assinalar as provas que precisa fazer para conseguir a certificação do nível de ensino pretendido;
    4. Na sequência, o candidato precisa selecionar o estado e município em que deseja fazer a prova. Também é necessário indicar a instituição certificadora em que prefere solicitar o documento de conclusão ou declaração parcial de proficiência, após a devida liberação dos resultados;
    5. Para prosseguir, o candidato deve marcar que a declaração de todas as informações está correta e que tem conhecimento de todas as regras estabelecidas no edital do exame;
    6. A penúltima etapa é o preenchimento do questionário socioeconômico do Encceja com cerca de 70 questões com informações como família, moradia, trabalho, renda mensal, etc;
    7. O candidato também é questionado sobre sua percepção do Encceja, hábitos de leitura, habilidades no uso de dispositivos eletrônicos, etc;
    8. Por fim, a pessoa deve informar seus dados de contato corretamente, sendo pelo menos um número de telefone para possível contato da equipe do Inep.
    9. O sistema alerta que não será possível alterar o questionário após selecionar a opção “confirmar”;
    10. Pronto, a inscrição será confirmada.

    As provas
    O Encceja avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

    As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 23 de agosto, em dois turnos, em todos os estados e no Distrito Federal.

    O exame é composto por quatro provas objetivas e uma redação, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio.

    As avaliações são organizadas por áreas do conhecimento. No ensino fundamental, os participantes são avaliados em ciências naturais, matemática, língua portuguesa (incluindo redação), língua estrangeira, artes, educação física, história e geografia.

    Já no ensino médio, as áreas incluem linguagens e códigos acompanhadas de redação, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

    Cada prova objetiva conta com 30 questões de múltipla escolha, totalizando 120 itens, além da produção de texto.

    Sobre o Encceja
    Realizado pelo Inep desde 2002, o exame garante a certificação de níveis do ensino da educação básica e, com isso, possibilita a retomada da trajetória escolar.

    O Encceja ainda norteia a implementação de políticas para a melhoria da qualidade da oferta da educação de jovens e adultos.

    Fonte – EBC

  • Governo cria subsídio de até R$ 0,89 para segurar preço da gasolina

    Governo cria subsídio de até R$ 0,89 para segurar preço da gasolina

    O governo federal anunciou nesta quarta-feira (13) uma nova medida para tentar conter a alta dos combustíveis no país. A principal ação será a criação de uma subvenção, espécie de subsídio pago pela União, para reduzir o impacto do aumento da gasolina e do diesel sobre consumidores e empresas.

    A medida será implementada por meio de uma medida provisória (MP) a ser editada presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    Segundo o governo, a ajuda poderá chegar a até R$ 0,8925 por litro de gasolina e R$ 0,3515 por litro de diesel. No entanto, o ministro do Planejamento, Bruno Moretti, anunciou que, no caso da gasolina, o governo pretende subsidiar de R$ 0,40 a R$ 0,45 por litro no momento.

    No caso do diesel, a subvenção de R$ 0,3515 entrará em vigor em junho, quando acabará a redução a zero dos tributos federais.

    Na prática, o governo vai devolver às refinarias e aos importadores parte dos tributos federais cobrados sobre os combustíveis, como Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

    O pagamento será feito por meio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), diretamente às empresas produtoras e importadoras.

    Alta do petróleo
    O governo atribui a pressão sobre os preços à disparada da cotação internacional do petróleo, agravada pela guerra no Oriente Médio.

    Antes do conflito, o barril do tipo Brent era negociado abaixo de US$ 70. Agora, a cotação já supera os US$ 100 no mercado internacional.

    A preocupação aumentou após a Petrobras indicar que poderá reajustar o preço da gasolina nos próximos dias.

    A presidente da estatal, Magda Chambriard, afirmou que o aumento “vai acontecer já já”.

    Impacto fiscal
    De acordo com o Ministério da Fazenda, cada R$ 0,10 de subsídio na gasolina terá custo mensal estimado em R$ 272 milhões para os cofres públicos.

    No diesel, o gasto será de aproximadamente R$ 492 milhões por mês para cada R$ 0,10 de subvenção.

    Com o subsídio estimado em R$ 0,40 para a gasolina, explicou Moretti, o custo para o governo federal ficará em R$ 1,2 bilhão por mês. No caso do diesel, a nova subvenção custará R$ 1,7 bilhão mensais. Depois de dois meses, o governo avaliará a necessidade de prorrogação da medida.

    Mesmo assim, o governo afirma que a medida terá neutralidade fiscal, sem impacto sobre os cofres federais.

    O secretário-executivo da Fazenda, Rogério Ceron, disse que o aumento das receitas obtidas com royalties, dividendos e participações do setor petrolífero compensará os gastos.

    “É impossível neutralizar 100%, mas é possível atuar de forma rápida e mitigar os efeitos da guerra para a população”, declarou Ceron.

    Diesel e gasolina
    Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a nova subvenção começará pela gasolina porque o combustível ainda não havia recebido nenhum tipo de compensação tributária desde o início da crise internacional.

    No caso do diesel, o governo já havia adotado medidas anteriores, como a suspensão de tributos federais e outros programas de compensação.

    Prazo da medida
    O subsídio terá validade inicial de dois meses, com possibilidade de prorrogação caso a crise internacional continue pressionando os preços.

    Segundo o governo, as empresas que receberem o benefício terão de cumprir regras para garantir que a redução seja repassada ao consumidor final.

    O desconto também deverá aparecer nas notas fiscais.

    Medidas anteriores
    Desde março, o governo vem anunciando uma série de ações para tentar reduzir os impactos da alta do petróleo.

    Entre as medidas já adotadas estão:

    zerar PIS/Cofins sobre diesel e biodiesel;
    subsidiar diesel nacional e importado;
    criar ajuda para o gás de cozinha;
    zerar tributos sobre querosene de aviação;
    liberar crédito para companhias aéreas;
    ampliar fiscalização sobre preços abusivos nos postos.
    A Agência Nacional do Petróleo (ANP), em conjunto com Procons e órgãos de segurança, intensificou a fiscalização em distribuidoras e postos de combustíveis em todo o país.

    Projeto no Congresso
    Paralelamente, o governo também enviou ao Congresso um projeto para permitir que receitas extras obtidas com petróleo sejam usadas para reduzir tributos sobre combustíveis.

    A proposta prevê a possibilidade de diminuir impostos sobre gasolina, diesel, etanol e biodiesel em momentos de alta internacional do petróleo.

    Enquanto o texto ainda aguarda votação, o governo decidiu recorrer à medida provisória para evitar um aumento imediato nos preços nas bombas.

    A ideia é impedir que toda a alta internacional do petróleo seja repassada aos postos e, consequentemente, aos consumidores.

    O ministro Moretti comparou a medida a um sistema de “cashback” tributário.

    “Quando a empresa paga esse valor de tributo, a gente devolve esse tributo como uma subvenção. Essa devolução é uma espécie de cashback capaz de absorver eventuais choques de preço dos combustíveis”, afirmou.

    Fonte – EBC