Banner Topo

Autor: radar-do-maranhao

  • Presidente da Caema afirma, no ‘Em Discussão’, que órgão atua para acabar com a intermitência de água em SL

    Presidente da Caema afirma, no ‘Em Discussão’, que órgão atua para acabar com a intermitência de água em SL

    Agência Assembleia / Foto: J.R. Lisboa

    Nesta segunda-feira (26), o programa “Em Discussão”, da Rádio Assembleia (96,7 FM), destacou a universalização do serviço de saneamento básico no  Maranhão. Em conversa com os radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira, o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Marcos Aurélio Alves Freitas, destacou as ações desenvolvidas e investimentos para ampliar a prestação do serviço à população.  

    Marcos Aurélio iniciou fazendo retrospectiva da atuação da Caema no estado, desde sua fundação, em 29 de julho de 1966, destacando os desafios que a autarquia ainda enfrenta no governo Carlos Brandão. “A Caema, hoje, precisa muito mudar, inovar e entender sua missão dentro do estado, que é prover o saneamento básico aos 138 municípios nos quais operamos, com abastecimento de água, com qualidade e continuidade, coleta e tratamento de esgoto”, frisou.

    O gestor disse que, atualmente, a Caema faz coleta e tratamento de esgoto, mas que ainda precisa de expansão nos municípios de São Luís, Imperatriz, Barreirinhas e alguns municípios. “O Ministério das Cidades diz que, no Maranhão, para se universalizar os serviços de água e esgoto, temos que ter um investimento de R$ 18 bilhões a 25 bilhões. Do ponto de vista interno, temos muitas coisas boas para contar e estamos avançando em vários municípios”, ressaltou. 

    Obras

    Em relação às obras, Marcos Aurélio revelou que, no início do governo, havia  mais de R$ 200 milhões do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) I e II em obras paralisadas e o governador Carlos Brandão determinou a retomada destas. “Retomamos e concluímos num tempo muito rápido, que foram a Estação de Tratamento de Água de Chapadinha, 500 m³ por hora; ETA de Pinheiro, mais 500 m³ por hora; a Estação de Tratamento de Esgoto do Anil, abrangendo toda a bacia do Anil, Liberdade, Monte Castelo, Apeadouro e Alemanha e outras em fase final de execução”, destacou.

    Investimentos

    Marcos Aurélio revelou que a Caema conseguiu viabilizar junto ao Governo Federal, R$ 1,8 bi, sendo R$ 700 milhões para esgoto em São Luís e Imperatriz e R$ 110 milhões para universalizar os serviços de água em 28 municípios, mas especialmente São Luís, com R$ 493 milhões; Imperatriz com 290 milhões e Barreirinhas, água e esgoto, com R$ 110 milhões.

    “Esse conjunto de obras está em licitação pela Secretaria de Estado de Governo [SEGOV]. Vamos iniciar essas novas obras para tirar o desconforto da intermitência que sofre São Luís há mais de 40 anos. Esse é um problema que estamos atacando de forma muito forte”, esclareceu.

  • Enem 2026: inscrições começam nesta segunda; prazo vai até 5 de junho

    Enem 2026: inscrições começam nesta segunda; prazo vai até 5 de junho

    Estudantes de todo o país podem se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026, a partir desta segunda-feira (25), no site do Enem. O prazo vai até 5 de junho.

    A taxa de inscrição é R$ 85 e o pagamento deve ser feito até 10 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro.

    Inscrição automática

    Uma das novidades deste ano prevê que os alunos concluintes do ensino médio da rede pública terão inscrição automática no exameOs estudantes do 3º ano serão inscritos a partir de dados encaminhados pelas redes de ensino.

    O aluno terá apenas que confirmar a participação no exame e escolher o idioma da prova de língua estrangeira que deseja fazer, informar o município onde quer fazer a prova, além de solicitar recursos de acessibilidade, se necessário. 

    >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

    Mais locais de prova

    Para este ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do certame, estima aumentar para cerca de 10 mil o número de locais de prova em todo o país.

    Estima-se, conforme o ministério, que 80% dos alunos da rede pública façam as provas na própria escola em que estudam.

    O ministério informou que já estuda apoio de transporte e deslocamento para aqueles estudantes que precisarem fazer o exame em outras cidades.

    Com essas medidas, o MEC espera, pelo menos, que 70% dos concluintes das escolas públicas participem do Enem em 2026, consolidando o exame como parte importante da avaliação da educação básica. 

    Enem

    O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. A prova é considerada a principal forma de entrada na educação superior, por meio de programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

    As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados destas provas para selecionar estudantes.

    Desde o ano passado, o Enem voltou a ser aceito para certificação do ensino médio, no caso dos candidatos com 18 anos completos que alcancem a pontuação mínima em cada área do conhecimento e na redação.

    >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

    Cronograma

    • Pagamento da taxa de inscrição: de 25 de maio a 10 de junho 
    • Solicitação de tratamento por nome social: de 25 de maio a 5 de junho 
    • Solicitação de atendimento especializado: de 25 de maio a 5 de junho 
    • Resultado do atendimento especializado: 19 de junho 
    • Recurso do atendimento especializado: de 22 a 26 de junho 
    • Resultado do recurso: 3 de julho 
    • Aplicação das provas: 8 e 15 de novembro

    Fonte – Agência Brasil

  • Econométrica aponta empate técnico entre Orleans e Braide; governo Brandão tem 58% de aprovação

    Econométrica aponta empate técnico entre Orleans e Braide; governo Brandão tem 58% de aprovação

    O pré-candidato Orleans Brandão (MDB) aparece em empate técnico com o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), segundo dados da pesquisa Econométrica para o governo do Maranhão, divulgada neste domingo (24). No cenário estimulado, a diferença entre os dois é quase inexistente, com o emedebista somando 39,1% das intenções de voto contra 39,6% do ex-gestor da capital.

    Nesse mesmo cenário, Lahesio Bonfim aparece em terceiro, com 8,6%; seguido por Felipe Camarão, com 4.6%. Um total de 1,7% afirmou que votará nulo e 6,3% afirmaram não saber ou não responderam.

    Na pesquisa espontânea, a diferença registrada entre os dois pré-candidatos também é bem pequena. Orleans Brandão soma 29,7% enquanto Eduardo Braide tem 32,5%. Em seguida, aparecem Lahesio Bonfim (4,9%) e Felipe Camarão (2,9%). Percentual de 0,9% declarou que votará nulo e 28,9% disseram não saber ou não responderam.

    Vale destacar que, no comparativo com levantamento de maio do ano passado, a pesquisa aponta crescimento de Orleans Brandão, que na época aparecia em terceiro no cenário estimulado, com 17,9%. Outra constatação é a desaceleração de Eduardo Braide, que já tinha 33,8% na pesquisa do ano passado e registra pouca alteração no percentual de lá para cá.

    Senado
    A Econométrica apontou sobre a disputa para o Senado. A deputada federal Roseana Sarney, com 15,3%, e o senador Weverton Rocha, com 11,8%, lideram a corrida no cenário com duas opções de nome. Em seguida, estão Roberto Rocha (11,0%,), André Fufuca (9.6%), Duarte Jr. (8.8%), Eliziane Gama (7,8%), Pedro Lucas (5,1%), Simplicio Araújo (2,3%) e Hilton Gonçalo (2.0%).

    No cenário espontâneo, Roseana Sarney também aparece em primeiro, com 9,2%, e Weverton Rocha é o segundo, com 5,8%. Na sequência, aparecem Roberto Rocha (5,0%), Eliziane Gama (4,8%), Duarte Jr. (4,4%), André Fufuca (3,3%), Pedro Lucas (1,9%), Brandão (0,3%), Hilton Gonçalo e Simplício Araújo (ambos com 0,2%).

    Avaliação
    De acordo com o levantamento da Econométrica, o governo de Carlos Brandão (MDB) tem aprovação de 58,1% enquanto 38,1% disseram não aprovar.

    A pesquisa Econométrica, encomendada pelo jornal O Imparcial, ouviu 1.607 pessoas e foi realizada no período de 11 a 14 de maio de 2026, com intervalo de confiança de 95%

  • Gestão de resíduos desafia pequenos Municípios e exige soluções compartilhadas

    Gestão de resíduos desafia pequenos Municípios e exige soluções compartilhadas

    A sustentabilidade econômica da gestão de resíduos sólidos nos Municípios brasileiros foi um dos temas debatidos no último dia da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Os desafios enfrentados principalmente pelos Municípios de pequeno porte para cumprir as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a legislação federal do saneamento básico foram o foco da discussão.

    Segundo as normas, os Municípios devem instituir cobrança pelo manejo de resíduos sólidos urbanos, por meio de taxa específica, e garantir a sustentabilidade econômico-financeira do serviço. Na prática, isso significa que o valor arrecadado deve ser suficiente para cobrir os custos da coleta, transporte e destinação final dos resíduos.

    Cláudia Lins, gerente de Sustentabilidade e Resiliência da CNM, explica que a realidade da maior parte dos Municípios brasileiros está distante desse cenário. “Muitos Municípios ainda não instituíram a taxa e, mesmo quando a cobrança existe, a arrecadação não é suficiente para custear integralmente os serviços”, disse.

    O principal obstáculo apontado é o descompasso entre as exigências legais e a realidade territorial e econômica das cidades brasileiras, especialmente aquelas com menos de 100 mil habitantes. Municípios pequenos possuem menor número de contribuintes e grande parte da população vivendo em áreas rurais, o que encarece a logística da coleta e reduz a capacidade arrecadatória local.

    Foi informado que coleta seletiva e compostagem são alternativas importantes para diminuir o volume de resíduos enviados aos aterros sanitários. Isso porque, quanto menor a quantidade destinada aos aterros, menores serão os custos com transporte e disposição final dos materiais.

    Joana Abona, assessora institucional e de relações governamentais do Sebrae, apresentou o Programa Pró-Catadores, um programa que promove a inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis por meio da formalização, da capacitação, tanto para os trabalhadores quanto para gestores, e estruturação das cooperativas. “Participar da marcha e poder explicar aos Municípios como acessarem essas alternativas é muito gratificante. Nós oferecemos assistência técnica para que juntos possamos alcançar uma inclusão produtiva para cidades sustentáveis“, ressalta.

    Outra alternativa é a formação de consórcios intermunicipais. O modelo permite que diferentes Municípios compartilhem estruturas como aterros sanitários e sistemas de destinação de resíduos, reduzindo despesas operacionais e viabilizando soluções regionais para cidades de pequeno porte. Em muitos casos, manter individualmente um aterro sanitário próprio se torna financeiramente inviável.


    Fonte: Agência CNM de Notícias

  • Alistamento Militar de 2026 termina em 30 de junho

    Alistamento Militar de 2026 termina em 30 de junho

    Os jovens que completam 18 anos em 2026 têm até o dia 30 de junho para fazerem o alistamento militar. O procedimento é obrigatório para os brasileiros do sexo masculino e voluntário para as mulheres que desejarem ingressar nas Forças Armadas.

    A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site alistamento.eb.mil.br ou presencialmente na Junta de Serviço Militar mais próxima. Veja endereços aqui.

    A expectativa do Comando Militar do Planalto é que mais de 1 milhão de jovens em todo o país se candidatem este ano.

    Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

    Quem deve se alistar
    Todos os jovens do sexo masculino nascidos em 2008 que completam 18 anos ao longo de 2026. Para o sexo feminino, o alistamento é voluntário e segue o mesmo prazo, até 30 de junho. As jovens também devem completar 18 anos em 2026.

    Como se alistar
    É necessário ter cadastro na plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br. Se não tiver acesso à internet ou preferir fazer o alistamento presencialmente, o interessado deve se dirigir à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência, com os seguintes documentos:

    certidão de nascimento ou casamento;
    carteira de identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
    comprovante de residência recente.

    Consequências
    O prazo se encerra em 30 de junho. Os homens que ainda não tiverem se alistado até essa data, precisarão pagar multa para regularizar a situação militar. Quem não fizer o procedimento, enfrentará restrições para:

    obter passaporte;
    assumir cargos públicos;
    matricular-se em instituições de ensino;
    participar de concursos públicos;
    receber benefícios sociais
    No caso das mulheres, o alistamento é voluntário e somente poderá ocorrer dentro do prazo estabelecido. Após 30 de junho, não será mais possível se candidatar para o processo seletivo.

    Formação profissional e oportunidades
    Durante a prestação do serviço militar, os jovens são orientados a lidar com disciplina, liderança e responsabilidade e podem participar do Projeto Soldado-Cidadão. O programa oferece cursos de capacitação em diversas áreas e ampliam as chances de inserção no mercado de trabalho ao término do serviço militar.

    Previsão legal
    O Serviço Militar Inicial está previsto na Constituição e regulamentado pela Lei do Serviço Militar, que dispõe sobre o Serviço Militar no Brasil e estabelece as normas para o alistamento e a prestação do serviço às Forças Armadas.

    Próximas fases
    O alistamento é apenas a primeira etapa. Após o alistamento, o cidadão receberá o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e deverá consultar o site periodicamente para saber se foi dispensado ou se deve comparecer à etapa de seleção geral, no segundo semestre de 2026.

    Aqueles que não foram dispensados ou dispensadas de imediato serão convocados para exames médicos e odontológicos; testes de aptidão física e entrevistas sobre suas habilidades e interesse em servir.

    Caso seja dispensado por excesso de contingente ou more em município que não contribui com pessoal para o serviço militar inicial obrigatório, a pessoa deverá participar da cerimônia de juramento à bandeira para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

    Os demais não dispensados passarão ainda pelas etapas seguintes de: designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula em uma das três Forças Armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica).

    O serviço militar terá início em 2027, com duração de um ano.

    Fonte – EBC

  • Tv Assembleia: presidente da Fapcen comemora o saldo positivo da Agrobalsas

    Tv Assembleia: presidente da Fapcen comemora o saldo positivo da Agrobalsas

    O programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu, nesta quinta-feira (21), o empresário Paulo Roberto Kreling, presidente da Fundação do Corredor de Exportação Norte (Fapcen).

    Ele fez um relato sobre a 22ª Agrobalsas, realizada de 11 a 16 de maio, em Balsas, com o tema “Raizes que transformam”, uma alusão à importância da sustentabilidade ambiental, econômica e social na produção de alimentos. O programa ‘Diário da Manhã’, transmitido simultaneamente pela TV Assembleia, é apresentado pelo jornalista Ronald Segundo.

    Paulo Roberto Kreling informou que a Agrobalsas, promovida pela Fapcen, com o apoio do Governo do Maranhão, reuniu produtores rurais, empresários e técnicos da área da agricultura.

    Durante a entrevista, Paulo Roberto Kreling destacou que a Agrobalsas 2026 reafirmou a força do agronegócio na região. “Somos o Maranhão que produz com responsabilidade e sustentabilidade, e a Fapcen promove essa união de forças que transformou o sul do estado no celeiro agrícola do Maranhão”, enfatizou.

    Ele acrescentou que a Fundação de Apoio a Pesquisa no Corredor Norte de Exportação, entidade criada em 1993, foi e continua sendo fundamental no fomento à pesquisa que resulta na produção sustentável de grãos.

    Avaliação positiva

    “Esta edição da Agrobalsas 2026 foi um verdadeiro sucesso, com saldo bastante positivo, pois reuniu produtores, especialistas e entusiastas do agronegócio para discutir as tendências, tecnologias e oportunidades do setor. A edição deste ano teve palestras, mesas de debate, exposição de maquinários e demonstrações de técnicas agrícolas dentre outras atividades”, frisou Paulo Roberto Kreling.

    Ele agradeceu o apoio do Governo do Maranhão à Agrobalsas. “O governador Carlos Brandão esteve na Serra do Penitente, a maior chapada do sul do Maranhão, com mais de 200 mil hectares de área cultivada, e viu o tamanho do trabalho que é desenvolvido na região pelos produtores rurais. Então, nós temos uma gratidão enorme por todo o investimento que o Governo do Maranhão faz na Agrobalsas, contribuindo para o crescimento dessa feira. Este é um governo que está comprometido com o agronegócio e sempre atende as reivindicações do setor produtivo”, afirmou.

    Polo de negócios

    A 22ª Agrobalsas encerrou suas atividades na Fazenda Sol Nascente, em Balsas, consolidada como polo de debates e negócios para o agronegócio regional. A edição contou com forte presença do Governo do Maranhão, que viabilizou espaços voltados desde a tecnologia de ponta até a agricultura familiar.

    Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

    Fonte – Agência Assembleia

  • Ypê orienta consumidores a não usar nem descartar produtos de lote 1

    Ypê orienta consumidores a não usar nem descartar produtos de lote 1

    A empresa Ypê divulgou novo comunicado com orientações aos consumidores que têm em casa os produtos da marca com lote de final 1, recentemente envolvidos em episódio de contaminação. A recomendação é que os consumidores guardem os itens adequadamente, não os utilizem e nem os descartem até novas orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    Os produtos envolvidos são lava-roupas líquido, lava-louças líquido e desinfetantes. Caso o consumidor prefira, a Ypê seguirá realizando o ressarcimento dos produtos, conforme orientações disponíveis nos canais oficiais ou preenchimento do formulário no site.

    “Em respeito às determinações da Agência e ao compromisso da empresa com a segurança de consumidores, clientes e parceiros comerciais, a Ypê já comunicou toda a sua cadeia de distribuição e varejo para que os produtos abrangidos sejam imediatamente segregados e armazenados em áreas específicas, sem exposição à venda ou comercialização ao consumidor”, diz a Ypê.

    A empresa afirmou ainda que continua colaborando com as autoridades sanitárias, fornecendo informações técnicas, documentos e análises necessárias para esclarecer o caso. Além disso, informou que continuará adotando todas as medidas para demonstrar a conformidade dos produtos.

    “A Ypê reitera, ainda, seu compromisso histórico e inegociável com a qualidade, a transparência, a segurança dos consumidores e a responsabilidade sanitária, valores que sempre orientaram sua atuação ao longo de décadas de relacionamento com a sociedade brasileira”, ressalta o comunicado.

    Entenda o caso
    No último dia 7, a Anvisa suspendeu a fabricação, a comercialização e a distribuição de lotes de produtos da marca Ypê com numeração final 1, por estarem contaminados com a bactéria Pseudomonas aeruginosa. Essa bactéria é resistente a antibióticos e pode causar uma série de problemas em pessoas imunocomprometidas e pacientes com problemas crônicos.

    Confira a lista de produtos contaminados com lotes que terminam em 1:

    Lava Louças Ypê Clear Care
    Lava Louças com enzimas ativas Ypê
    Lava Louças Ypê
    Lava Louças Ypê Clear Care
    Lava Louças Ypê Toque Suave
    Lava Louças concentrado Ypê Green
    Lava Louças Ypê Clear
    Lava Louças Ypê Green
    Lava Roupas líquido Tixan Ypê Combate Mau Odor
    Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Cuida das Roupas
    Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Antibac
    Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Coco e Baunilha
    Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Green
    Lava Roupas Líquido Ypê Express
    Lava Roupas Líquido Ypê Power ACT
    Lava Roupas Líquido Ypê Premium
    Lava Roupas Tixan Maciez
    Lava Roupas Tixan Primavera
    Desinfetante Bak Ypê
    Desinfetante de uso geral Atol
    Desinfetante Perfumado Atol
    Desinfetante Pinho Ypê
    Lava roupas Tixan Power ACT

    Fonte – Agência Brasil

  • Tv Assembleia: ‘Diário da Manhã’: Especialista destaca trabalho de acolhimento de adolescentes em conflito com a lei no Maranhão

    Tv Assembleia: ‘Diário da Manhã’: Especialista destaca trabalho de acolhimento de adolescentes em conflito com a lei no Maranhão

    O programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), recebeu, nesta quarta-feira (20), a assistente social Sorrimar Sabóia, presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Maranhão (Fase-MA). Ela fez um relato sobre o trabalho da instituição no acolhimento de adolescentes em conflito com a lei.O programa transmitido simultaneamente pela TV Assembleia e apresentado pelo jornalista Ronald Segundo.

    Durante a entrevista, Sorrimar Sabóia informou que, no mês de abril passado, o Governo do Estado transformou a antiga Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) em Fundação de Atendimento Socieducativo. “Para nós, essa mudança foi um grande avanço para esse atendimento, pois contou com a sensibilidade do governador Carlos Brandão”, declarou Sorrimar Sabóia.

    Ela acrescentou que a Fundação alcança agora uma terceira mudança, pois se iniciou como a extinta Febem que, posteriormente, passou a denominar-se Fundação da Criança e do Adolescente em atendimento à Lei 8.069/1990. E agora, recentemente, tornou-se Fundação de Atendimento Socioeducativo do Maranhão (Fase-MA).

    “É importante salientar que, desde 2007, nós só atendemos adolescentes em cumprimento de medida restritiva e privativa de liberdade. São adolescentes que estão restritos da sua liberdade, que cometeram ato infracional grave e, por conta disso, são sentenciados a todo um processo realizado pela Justiça na Vara da Infância e Juventude”, assinalou.

    Socioeducação

    Sorrimar Sabóia frisou que o atendimento abrange adolescentes que estão sob a custódia do Estado em virtude de conduta lesiva a pessoas ou à sociedade. “A socioeducação é uma política pública nacional, que infelizmente ainda é muito invisibilizada pelo preconceito que as pessoas possuem com esse atendimento e isso afeta não somente os adolescentes, mas também os trabalhadores do sistema. Nós trabalhamos principalmente para a sociedade, porque quando mudamos pensamentos, valores e condutas de adolescentes, devolvemos para a sociedade e para a família uma pessoa melhor”, frisou a presidente da Fase-MA. Ela destacou que grande parte dos jovens apreendidos são oriundos de famílias de baixa renda e precisam da intervenção do Estado.

    Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

    Fonte – Agência Assembleia

  • Orleans Brandão recebe apoio da cúpula do MDB em jantar oferecido por José Sarney em Brasília

    Orleans Brandão recebe apoio da cúpula do MDB em jantar oferecido por José Sarney em Brasília

    O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), participou do jantar oferecido pelo ex-presidente José Sarney à cúpula do MDB, na noite de terça-feira (29), em Brasília. O encontro consolidou o apoio da legenda à pré-candidatura de Orleans, reunindo lideranças como o presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi.

    O jantar reuniu importantes lideranças maranhenses e nacionais do partido, com o objetivo de fortalecer a unidade do MDB e definir os próximos passos da legenda no Maranhão. O governador Carlos Brandão também participou da agenda em Brasília, reforçando o alinhamento político do grupo e o apoio ao projeto de continuidade administrativa da atual gestão estadual.

    José Sarney deu as boas-vindas aos convidados e, na ocasião, enalteceu a gestão do governador Carlos Brandão. O ex-presidente afirmou ainda confiar no futuro do Maranhão sob a liderança do pré-candidato Orleans Brandão.

    “O governador Brandão vem realizando um trabalho digno de reconhecimento. É um gestor bem avaliado, que soube pacificar o Maranhão e conduzir o estado com equilíbrio. Tenho acompanhado atentamente sua administração e testemunhado as inúmeras obras e avanços alcançados. Por isso, acredito que a continuidade desse governo estará em boas mãos com Orleans Brandão”, disse Sarney, parabenizando-o ainda por seu ingresso no MDB.

    Orleans Brandão destacou a relação de respeito e aprendizado construída ao longo dos anos com o ex-presidente José Sarney, a quem agradeceu pelo apoio e pelos conselhos recebidos durante sua trajetória política.

    “O presidente Sarney sempre foi um grande conselheiro e sempre me atendeu quando precisei. Sou muito grato por todo o apoio e, principalmente, por confiar na continuidade desse trabalho que vem sendo realizado pelo governador Carlos Brandão. Hoje, faço parte também do seu grupo político e quero continuar contando com seus importantes conselhos, para que possamos fortalecer ainda mais o MDB e trabalhar pelo desenvolvimento do Maranhão”, afirmou Orleans Brandão.

    Durante o jantar, o governador Carlos Brandão agradeceu o apoio recebido das lideranças do MDB e o reconhecimento ao trabalho realizado pelo Governo do Maranhão, destacando que esse respaldo reforça a confiança em uma caminhada vitoriosa e no compromisso de seguir contribuindo para o fortalecimento da legenda. “Com o apoio do MDB, tenho certeza de que seremos vitoriosos e vamos escrever nossa história juntos. Queremos continuar dando a nossa contribuição por meio do trabalho, ajudando no fortalecimento e no crescimento do nosso partido”, afirmou.

    O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, ressaltou a força política demonstrada por Orleans Brandão e reafirmou o apoio integral do partido ao projeto governista no Maranhão.

    “O Orleans, mesmo jovem, já demonstra uma presença muito forte nessa caminhada e na mobilização popular. Por onde passa, recebe o reconhecimento da população pelos avanços conquistados pelo governo que ele ajudou a construir. Isso nos dá a certeza da continuidade de um trabalho que está dando certo. O que está bom não pode parar. Temos convicção de que sua caminhada será vitoriosa e reitero que ele conta com o apoio de todo o MDB”, afirmou.

    Baleia Rossi também aproveitou para ressaltar o significado político da filiação de Carlos Brandão na legenda. “A chegada do governador ao nosso partido tem um significado muito especial porque demonstra prestígio e reforça a união entre um grupo que vem fazendo bem ao Maranhão e a um partido que tem tradição de entrega, gestão e moderação”, declarou.

  • Motta quer votar o fim da escala 6×1 no Plenário na próxima semana

    Motta quer votar o fim da escala 6×1 no Plenário na próxima semana

    O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou que quer votar na próxima semana, no Plenário, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada de trabalho e acaba com a escala 6×1. De acordo com o presidente, a comissão especial deve votar o texto na semana que vem, e a proposta deve seguir direto para o Plenário. Motta ainda vai se reunir com o relator da PEC na comissão, deputado Léo Prates (Republicanos-BA), até o fim da semana para detalhar os pontos do parecer.

    “Alguns pontos estão sendo discutidos. Vamos receber representantes do setor produtivo e vamos conduzir essa pauta com equilíbrio, sem abrir mão de entregar à sociedade a redução da jornada, sem redução salarial e dois dias de descanso”, disse o presidente. “Temos a plena convicção de que isso não atrapalhará a produtividade do país”, disse.

    Pauta
    Após reunião de líderes, Motta detalhou ainda a pauta da semana de votações no Plenário. Segundo ele, os líderes partidários decidiram votar nesta e na próxima semana projetos ligados ao agronegócio. O deputado destacou que ainda não há acordo quanto ao mérito das propostas, mas a Frente Parlamentar da Agropecuária e o governo estão negociando.

    Segundo ele, a Casa vai avançar primeiro em requerimentos de urgência e depois na discussão dos textos. Entre eles, citou o Profert, que incentiva a produção de fertilizantes no Brasil, o seguro rural e a proposta sobre combustíveis. Explicou que a proposta busca diminuir a dependência externa e proteger o setor agropecuário das oscilações do mercado internacional.

    “Hoje, o Brasil tem, na sua balança comercial, uma grande importância do setor do agro e não é bom ficar vulnerável aos preços dos fertilizantes de outros países. A estratégia é buscar a produção nacional”, disse o parlamentar.

    Já em relação à proposta que cria o seguro rural, com garantias para os produtores, Motta afirmou que o texto está sendo negociado com o governo para construir um consenso na votação.

    Além dessa proposta, está na pauta o Projeto de Lei Complementar (PLP) 114/26, que vincula o aumento extraordinário de receita federal obtido com arrecadação pela subida do barril de petróleo exportado a medidas para estabilizar os preços dos combustíveis no país. O presidente ressaltou que a medida é pontual enquanto durarem os efeitos econômicos no petróleo da guerra com o Irã.

    “Vamos continuar o diálogo com o governo para um texto de consenso, para trazer uma garantia de que não tenhamos um aumento do preço dos combustíveis para o consumidor”, explicou Motta.

    Fonte: Agência Câmara de Notícias